top of page
Yvonne Muinde.png

Maria Concilia Anchang

Fundador/Presidente da Câmara Africana de Comércio e  Comércio

Rosa Parks Avenue Em frente à Embaixada dos EUA, Golf Ntougou, Yaoundé
BP 6262 Yaounde Camarões
africanchambernetwork@gmail.com

 

(237) 695228348

http://www.africanchamber-abo.org/

Minha história

Mary Concilia Anchang é uma das melhores e mais contemporâneas advogadas de Camarões e da região da África Central. Ela é apaixonada, vibrante e muito envolvente. Ela é amplamente viajada e oferece uma rica bagagem cultural múltipla. Sócia sênior da Onambele, Anchang & Associates, ela tem nos últimos 29 anos de prática jurídica, demonstrado consistência, resiliência e dedicação em seu trabalho.


Ela é a primeira Advogada de Propriedade Intelectual credenciada com jurisdição em 17 Estados membros da Organização Africana de Propriedade Intelectual (OAPI) desde 1994.


Ela é árbitro e ex-membro do tribunal do país no Tribunal Internacional de Arbitragem da Câmara Internacional de Comércio e Comércio ICC-WBO Paris, onde, após sua nomeação, ela se tornou a mulher africana pioneira nomeada para o Tribunal desde sua criação em 1923_ um mandato que ela teve de 2006 a 2010. Ela também é membro fundadora anterior do Comitê Nacional da ICC Camarões.


Ela combina apaixonadamente a prática da advocacia com a visão de contribuir para o renascimento econômico da África através da criação de sólidas parcerias público-privadas (PPP). Ela acredita que sem um modelo de negócios unificado adaptado para desenvolver o continente, a emergência da África continuará estagnada. Ela acredita que a forma como os acordos vinculativos bilaterais e multilaterais são aplicados é fundamental. 

 

Ela encontra interesse em experimentar novos conceitos de negócios que devem estabelecer novos padrões na prática do direito com novas fronteiras legais para obrigar a uma mudança nos paradigmas da economia africana.


Em 2015, ela fundou a Câmara Africana de Comércio e Comércio (ACC) como um veículo vibrante e abrangente para consolidar negócios. A necessidade de construir ecossistemas adaptados para mudar os paradigmas por meio do agronegócio, TIC, tecnologia, energia, capacitação, saúde, educação, finanças, turismo, lazer, cultura, comércio, P&D, IP etc. através do empreendedorismo é seu alvo._cc781905-5cde -3194-bb3b-136bad5cf58d_

 

Através do ACC, Mary criou dois eventos semestrais e um projeto de incubadora para referenciar o algodão africano, a indústria têxtil em vestuário e acessórios.


1. O ACC Economic Day (AED) foi criado em 2017. Já presenciou 2 edições com notável participação da comunidade local e internacional


2. Lançado em 2018, o Fórum Internacional de Produção e Transformação de Algodão, Têxtil, Vestuário e Acessórios (FICOTA) já contou com duas edições com palestrantes especialistas de todo o mundo. Sua terceira edição está prevista para 2023.


3. O Projeto Africano de Incubadora de Moda (AFP) foi lançado em 5 de fevereiro de 2021 em Yaoundé Camarões para referenciar a produção de algodão e a transformação de têxteis em vestuário e acessórios.

Em seu esforço para agregar valor às cadeias de valor e fornecimento do algodão africano, Mary ganhou o apoio ativo da Organização Internacional de “la Francophonie” (OIF) por meio de seu projeto de Densificação e Diversificação chamado DEDICOT. Além disso, desse esforço, surgiram parcerias com países como Zâmbia, Tanzânia, Egito, Gana, República Centro-Africana, Moçambique, Zimbábue,
França, EUA, Vietnã, Alemanha, Itália, Camboja que compraram o projeto FICOTA.


Pós SICOT (Salon International du Coton et du Textile du Burkina Faso) 2018, no qual participou como painelista, e o evento FICOTA 2018 que organizou em Kribi Camarões, foi selecionada em 2019 pela OIF para participar do primeiro brainstorming meeting do workshop OIF DEDICOT organizado no Egito para definir o roteiro da cadeia de valor do algodão.


Ela foi selecionada pelo governo egípcio para participar de um workshop de treinamento sobre processamento e tecnologia de algodão organizado pelo instituto de pesquisa de algodão egípcio e EAPD no início de março de 2022.


Mais tarde, em março de 2022, foi selecionada para participar da 1ª Missão Econômica da OIF no Vietnã e Camboja em março de 2022, e agora foi selecionada para participar da 2ª edição organizada na África Central (Gabão - Libreville e Ruanda- Kigali) de 06 a 13 de julho de 2022.


Desde 1995, ela participou de mais de 75 conferências, reuniões e treinamentos em nível nacional, regional e internacional, para capacitar-se com habilidades, integridade e resistência necessária para projetar pensamentos e argumentos persuasivos úteis, a fim de advogar em questões para o desenvolvimento da África.  


Mary desenvolveu uma colaboração de longa data com a diáspora africana estabelecida em todas as partes do mundo, especialmente na América, Europa e ilhas, para garantir que possam impactar significativamente o continente africano com suas ideias e valores.


Ocupando o cargo de Presidente Executiva do ACC, ela não está deixando pedra sobre pedra para obter o financiamento necessário para financiar as empresas africanas de tal forma que sejam capazes de enfrentar a concorrência global. Ela defende a empregabilidade dos jovens e do gênero. Ela acredita que a juventude e as mulheres africanas têm um papel considerável na melhoria dos padrões sociais e econômicos do continente.


Atualmente, ela está trabalhando para criar um projeto de cultivo sustentável de algodão na Zâmbia, que ajudará a impactar significativamente a cadeia de valor do algodão africano, da fazenda ao mercado em todas as suas ramificações através do projeto FICOTA.
 

Artigos e publicações:

  •  O Papel da PI em África 2019

  •  Artigo sobre “le Paradoxe de la Pauvreté de Pays Africains” 2020

  •  Entrevista sobre ” Face à la Chine l'Afrique doit faire Attention” 2020

  •  “Um tributo a George Floyd” 2020

  •  Perfilado em RISING WOMEN IN AFRICA 2020 & 2021

Hobbies incluem, mas não se limitam a, viajar, escrever, música, dança, contar histórias, esportes, instituições de caridade também

como mentoria de jovens

bottom of page